Colaboradores

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O divino Manual de conduta!!!

Se o Criador não nos tivesse ensinado como devemos proceder na vida, Ele seria o responsável por qualquer erro que cometêssemos. Mas Ele nos deixou Sua Palavra, o Manual divino de conduta para os homens, para as mulheres. Quem observa o que na Bíblia está escrito e cumpre o que Ela diz, sem dúvida, viverá bem e não terá nada que o desabone. O melhor de tudo é que as forças das trevas não podem tocar em quem é de Deus e realiza a Sua vontade. Paulo escrevendo a Timóteo, entregou a seguinte advertência: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1 Tm 4.16).O apóstolo considerava Timóteo como seu filho na fé e no ministério assim como o Senhor nos considera Seus filhos. Portanto, este conselho diz respeito a todos nós e, examinando-o cuidadosamente, chegamos a algumas conclusões, como veremos a seguir.TEMOS DE NOS CUIDAR -É incrível como gostamos de aconselhar os outros a não fazerem nada errado. No entanto, quando a tentação nos sobre-vém, achamos que ela não é tão perigosa assim, e muitas vezes, até "damos corda" a ela. Muitos não cuidaram de si mesmos e, hoje, carregam consigo a vergonha de terem sido levados pelo "canto da sereia". Há um ditado que diz: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece". Mas não é somente o corpo que paga, e sim, a pessoa como um todo - espírito, alma e corpo - quando ela não cuida de si mesma. Ao nos orientar a cuidarmos de nós mesmos, o Senho diz que essa parte Ele não fará. Para o nosso cuidado, podemos entender que precisamos:SER LIVRES DA TENTAÇÃO - Ao sentir a proximidade de uma tentação, o certo é seguir a orientação do Senhor Jesus e orar ao Pai (Deus) que nos afaste dela, em vez de bancarmos os valentes e tentarmos enfrentá-la: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Leia Mateus 26,41). Quem ficar brincado com tentação irá queimar-se, pois o autor dela é tão Ser livres da tentação!!!
...pernicioso, que, só de verificarmos o que nos está sendo proposto, já seremos contaminados. Com as obras do diabo não se deve brincar; ao contrário, temos de destruí-las de pronto, usando o poder de Deus.ALIMENTAR-NOS DA PALAVRA -Assim como o corpo sem alimento se enfraquece e adoece, o espírito sem o Pão dos Céus também se torna fraco e doente: Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Leia Mateus 4.4). Também não podemos ficar separando o que queremos comer. Todo o alimento que o Senhor nos entrega do púlpito ou por meio da leitura da Bíblia Sagrada é para nosso bem, e dele devemos fazer uso.EVITAR FALAR COISAS VÃS -Muitos não vêem que aquilo que falamos tem uma importância muito grande em nossa vida. Quem disser coisas vãs - improdutivas, ociosas - dará conta delas um dia: Mas Eu vos digo que toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo (Leia Mateus 12,36). No entanto, agora, enquanto esse dia não chega, essas pessoas também não percebem que, deixando o diabo usar sua boca, estão tornando-se servos dele: Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Leia Romanos 6.16). O que dizemos deve ser sempre fundamentado naquilo que o Senhor declara em Sua Palavra (Bíblia Sagrada).APRESENTAR-NOS APROVADOS - Todo filho de Deus deve buscar apresentar-se ao Senhor com aprovação: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro(a) que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade (Leia 2 Timóteo 2.15). ERRA quem acha que isso só diz respeito aos que estão no ministério. Somos todos fazedores da obra, afinal, Jesus disse que os sinais seguiriam todos os que cressem, e não apenas aos que foram chamados para o ministério: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais Apresentar-nos aprovados!!!
... seguirão aos que crerem: em Meu Nome expulsarão demônios [...]; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão (Leia Marcos 16. 16-18). Se crermos em Cristo e na Sua Palavra, os sinais irão seguir-nos e, com eles, iremos apresentar-nos de maneira aprovada.Essas e outras advertências que se encontram nas Escrituras devem ser levadas a sério, pois quem não cuidar de si mesmo, sem dúvida, passará a eternidade longe de Deus, no suplício eterno.TER CUIDADO COM A DOUTRINA -Tão preciosa quanto nossa moral é a doutrina. Se agirmos inconvenientemente e não nos importar-mos com o que pensam de nós, nossa fama será má e pessoa alguma irá confiar ou querer juntar-se a nós. Se o que sentimos quando lemos a Bíblia ou escutamos a pregação da Palavra não for importante para nós, o diabo usará pessoas para nos corromper espiritualmente. Assim sendo, daremos pouco valor às regras da Palavra e, então, cometeremos uma série de erros: E guarda a observância do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares (Leia 1 Reis 2.3). Dentre os cuidados doutrinários, enumeramos as seguintes doutrinas:1- DA CURA DIVINA -Há quem afirme que a cura não é para todos, mas a Escritura( Bíblia Sagrada) diz que Jesus sofreu as feridas para que todos fossem curados: Levando Ele mesmo em Seu Corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas fostes sarados (Leia 1 Pedro 2.24). A cura divina não é um ministério de propaganda do Evangelho, mas, sim, o amor de Deus em ação para curar Seu povo (eu, você, a todos que crerem).2- DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO-Pedro foi claro ao afirmar no Dia de Pentecostes: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para perdão dos Do Batismo com o Espírito Santo!!!
...pecados , e recebereis o Dom do Espírito Santo. Porque a promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quanto Deus, nosso Senhor, chamar (Leia Atos 2.38,39). O batismo com o Espírito Santo é para ser experimentado por todos, e os dons do Santo Espírito precisam estar em operação na vida de cada membro do Corpo de Cristo.3- DA SALVAÇÃO-O diabo conseguiu convencer alguns líderes de que, uma vez salvo, o homem pode pecar ou agir de forma errada, pois não perderá sua salvação. Contudo, não é isso que o Mestre (Jesus) ensinou: Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo ( Leia Mateus 24.13). Não deixemos que falsas doutrinas venham enredar-nos. A salvação será completada na vida daqueles que não levarem escândalo algum para o Reino de Deus.4- DA SANTIFICAÇÃO -Esta palavra caiu em desuso para muitos que pensam ser de Deus. Para essas pessoas, o Senhor não se importa nem um pouco em como cada um vive. Estes irão decepcionar-se no DIA , pois não é isso que instrui a Palavra: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Leia Hebreus 12.14).5- DA PERSEVERANÇA -Temos de cuidar de nós mesmos e da doutrina constantemente. Não podemos salvar os outros e nos perder. Devemos agir como o apóstolo Paulo, o qual declarou que havia combatido o bom combate, acabado a carreira e guardado a fé (Leia 2 Timóteo 4.7). Se somos orientados a perseverar, é porque o inimigo fará de tudo para nos cansar e nos fazer achar que já atingimos uma posição espiritual de segurança e não precisamos agir como os que estão começando a caminhada cristã. No entanto ter passado muitos anos no Caminho não significa estabilidade na Salvação. A cada dia é necessário que tomemos nossa cruz (missão) e sigamos o Senhor.SALVAR A NÓS MESMOS-Que proveito teria uma pessoa que levasse os outros a se salvar e ela mesma se perdesse? De que adiantaria á pessoa que já está a mais de meio século andando com Jesus, decidir fazer Salvar a nós mesmos!!!
...aquilo que as Escrituras condenam? Por que trocar a satisfação de ser santo pela imundície do pecado? Ainda que algumas transgressões disponibilizassem certo prazer mundano, deveria trocar a felicidade eterna por esses míseros prazeres? O melhor é desfrutar da santidade aqui - pois isso nos concede alegria verdadeira - e, depois da morte, estar para sempre ao lado de Deus.SALVAR OS OUTROS -Quem vive no erro não imagina que, além do prejuízo que dá a si mesmo, poderá fazer um grande mal para os seus. Os filhos se espelham nos pais, quer estes dêem bom ou mau exemplo. Se eles vêem os pais fazerem o bem, também o farão; mas, se os pais viverem no erro, eles viverão da mesma forma. Isto vale tanto para os filhos naturais quanto para os espirituais. A decepção com quem lhe é exemplo é algo provavelmente irreversível, e, muitas vezes, o causador da desilusão até se arrepende e é perdoado, no entanto, aqueles que se entristeceram com sua conduta não voltarão para o Caminho de Deus e, como consequência, irão perder-se eternamente. Se isso ocorrer, por causa do escândalo que causou a alguém, essa pessoa, mesmo arrependida, será salva? É difícil de dizer, não é verdade?CUIDAR PARA NÃO ESCANDALIZAR -O certo é ter cuidado de si mesmo, para não se sujar nem escandalizar, quem quer que seja. Esse assunto de fazer alguém tropeçar é tão sério, que o Senhor Jesus disse que seria melhor para o causador de escândalos colocar uma pedra em seu pescoço e atirar-se no mar do que fazer alguém se decepcionar na fé. Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor que lhe fora se lhes pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar (Leia Mateus 18.6). A maneira mais certa de cuidarmos de nós mesmos é verificar se estamos vivendo na plenitude das bênçãos. Quem observa os mandamentos e não é preguiçoso ou descuidado em cumprir o que o Senhor o dirige a fazer cumpre qualquer exigência dos Céus e dos homens. Essa pessoa não tem o que temer.